Custom Search

quarta-feira, fevereiro 23

Corte parcial

        Em certas peças, os elementos internos que devem ser analisados estão concentrados em partes determinadas da peça.
        Nesses casos, não é necessário imaginar cortes que atravessem toda a extensão da peça. É
suficiente representar um corte que atinja apenas os elementos que se deseja destacar. O tipo de corte mais recomendado nessas situações é o corte parcial. Nesta aula você saberá como é representado o corte parcial.
        Além disso, você conhecerá os tipos de hachuras utilizadas nas representações em cortes.

Representação do corte parcial
        Observe um modelo em perspectiva, com aplicação de corte parcial.
        A linha contínua estreita irregular e à mão livre, que você vê na perspectiva, é a linha de ruptura. A linha de ruptura mostra o local onde o corte está sendo imaginado, deixando visíveis os elementos internos da peça. A linha de ruptura também é utilizada nas vistas ortográficas.
        A vista representada em corte é a vista frontal porque, ao imaginar o corte, o observador estava vendo a peça de frente.
        Nas partes não atingidas pelo corte parcial, os elementos internos devem ser representados pela linha para arestas e contornos não visíveis.
        Veja agora uma outra maneira de representar a linha de ruptura, na vista ortográfica, através de uma linha contínua estreita, em ziguezague.
        As partes hachuradas representam as partes maciças do modelo, atingidas pelo corte.
Mais de um corte parcial no desenho técnico
        Você pode imaginar mais de um corte parcial na mesma vista do desenho técnico.
        O corte parcial também pode ser representado em qualquer das vistas do desenho técnico.
        Outra coisa muito importante que você deve observar é que, na representação em corte parcial, não aparece o nome do corte. Não é necessário, também, indicar o corte parcial em outras vistas.

Indicação de tipos de materiais no desenho técnico
        Você já sabe que, nos desenhos técnicos em corte, as hachuras servem para indicar as partes maciças atingidas pelo corte. Além disso, as hachuras podem ser utilizadas para indicar o tipo de material a ser empregado na produção do objeto representado. Nos cortes que você estudou até agora foi usada a hachura que indica qualquer material metálico, conforme estabelece a norma NBR 12.298 / 1991, da ABNT.
        Às vezes, quando a área maciça atingida pelo corte é muito grande, as hachuras podem ser representadas apenas perto dos contornos do desenho.
        Conheça agora os tipos de hachuras usadas opcionalmente para representar materiais específicos, quando a clareza do desenho exigir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.